CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL.


 Concordância verbal é a harmonia em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Já a concordância nominal é a harmonia em gênero e número entre os vários nomes da oração, ocorrendo com frequência entre o artigo, os substantivos e o adjetivo.

CONCORDÂNCIA VERBAL

1- Sujeito composto antes do verbo: Quando o sujeito é composto e vem antes do verbo, esse verbo deve estar sempre no plural.
 
Ex: Maria e José conversaram até de madrugada.
  
2- Sujeito composto depois do verbo: Quando o sujeito composto vem depois do verbo, o verbo tanto pode ficar no plural como pode concordar com o sujeito mais próximo.
 
Ex: Discursaram diretor e professores.
       Discursou diretor e professores. 
 
3- Sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes: Quando o sujeito é composto, mas as pessoas gramaticais são diferentes, o verbo também deve ficar no plural. No entanto, ele concordará com a pessoa que, a nível gramatical, tem prioridade.
 
Ex: Teus irmãos, tu e eu tomaremos a decisão.

CONCORDÂNCIA NOMINAL

1- Adjetivos e um substantivo: Quando há mais do que um adjetivo para um substantivo, os adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo.
 
Ex: Adorava comida salgada e gordurosa.
 
2- Substantivos e um adjetivo: No caso inverso, ou seja, quando há mais do que um substantivo e apenas um adjetivo, há duas formas de concordar:
 
- Quando o adjetivo vem antes dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo. 
 
Ex: Linda filha e bebê.
 
- Quando o adjetivo vem depois dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo ou com todos os substantivos.
 
Ex: Pronúncia e vocabulário perfeito.
      Vocabulário e pronúncia perfeita.
 
 
ALUNO: LUIS DAVI DA COSTA PAZ 
TURMA: 301/INTEGRAL 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog